Pesquisa Google

GRANDES POSTAGENS

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Faleceu James Gurley, guitarrista de Janis Joplin

James Gurley, membro da banda psicadélica que lançou a cantora Janis Joplin, Big Brother and the Holding Company, morreu no domingo (27 de Dezembro) de ataque cardíaco, dois dias antes de completar 70 anos. Foi um dos guitarristas importantes do panorama musical dos anos 60 - outros foram Jerry Garcia dos Grateful Dead e Jorma Kaukonen de Jefferson Airplane - e é considerado por muitos o criador original da sonoridade psicadélica.
Co-fundador Sam Andrew escreveu no site oficial de Big Brother, «Para mim e para muitos, James foi o verdadeiro anos 60, o verdadeiro exemplo dessa contracultura. Peter Albin, Chet Helms e eu fundamos Big Brother and the Holding Company, mas James era o espirito e a essência da banda nos seus primórdios. Ele mostrou-nos o caminho como um mestre Zen mostraria: sem sermões, sem palestras, com o mínimo de falar mas o máximo de humor possível».
Gurley chegou a fazer coisas como utilizar um vibrador eléctrico na guitarra, e pegar em amplificadores e abaná-los em concertos. Foi a força inspiradora que apoiou a voz de Janis Joplin em clássicos como «Ball and Chain», «Piece of My Heart» e «Summertime».








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares